Quer criar filhos bem-sucedidos? A ciência diz para dar a eles esses tipos de nomesO que há em um nome? Muito mais do que você pode imaginar, de acordo com esta pesquisa.

Os pais mais ricos, que podem escolher fazer quase qualquer coisa para dar uma vantagem aos filhos , fazem uma escolha esmagadora para eles: eles se mudam para o melhor bairro que podem encontrar .

Mas e se você não tiver dinheiro ? Qual é a melhor coisa que você pode fazer por eles no início da vida, que não custa nada?

De acordo com uma pesquisa, há outra escolha que qualquer pai pode fazer, independentemente de seus meios financeiros: é dar a seus filhos nomes próprios que alavanquem os preconceitos de outras pessoas - e que sejam mais propensos a fazer com que outras pessoas os respeitem no primeiro encontro, e assumir que eles são bem sucedidos, ao longo de suas vidas.

leia também:sobrenomes americanos.

Albert Mehrabian, um professor emérito da UCLA que está por trás do trabalho, diz que identificou 20 nomes - 10 primeiros nomes específicos que são tradicionalmente para meninos e 10 para meninas - que carregam consigo conotações de sucesso.

Enquanto conduzia sua pesquisa no início dos anos 2000 , ele escreveu em um e-mail no mês passado que ainda acredita que suas conclusões são válidas: "Existem nomes da moda que vêm e vão em termos de conotações desejáveis", disse ele, "mas o bom clássico aqueles têm poder duradouro."

A metodologia.
As descobertas de Mehrabian vêm de uma série de sete projetos de pesquisa, nos quais pouco mais de 2.000 participantes do estudo receberam um total de 2.845 nomes próprios. Eles então foram questionados sobre suas suposições sobre como seriam os estranhos com os vários nomes.

Na tentativa de identificar nomes que tornassem mais provável que as pessoas pensassem que eram bem- sucedidos , a pesquisa de Mehrabian buscou nomes que levassem outras pessoas a supor que as pessoas com esses nomes eram ambiciosas, inteligentes, independentes, confiantes, assertivas e criativas.

"Existem outras conotações que os pais devem considerar", Mehrabian me disse, já que "sucesso" era "apenas uma de [suas] dimensões para classificar nomes".

Os outros eram o grau em que determinados nomes sugeriam a estranhos que alguém seria: a) ético e atencioso, b) popular e divertido; ou c) masculino ou feminino. Examinaremos as outras dimensões em artigos futuros - mas primeiro, os nomes "bem-sucedidos" e o que os pais podem tirar da pesquisa.

Comentários